quarta-feira, 17 de março de 2010

Sou uma boa ouvinte. Não por obrigação ou compaixão, mas porque simplesmente gosto. Adoro observar as pessoas, seus pontos fracos e, mais ainda, observar o que vem por trás do que elas dizem. Longe de mim querer dar uma de psicóloga, mesmo porque tenho certeza que já me iludi e cometi muitas injustiças ao querer captar a essência do outro em dois tempos de conversa...

Acho que as pessoas no geral se expõem muito, falam demais... Têm sempre muita necessidade de serem ouvidas, não por terem algo pertinente a dizer, mas porque gostam de se mostrar, na maioria das vezes mostrar o que não são, ou não têm, e, automaticamente, mostram o que gostariam de ter ou ser.

Sempre defendi que na dúvida, é melhor ficar quieto. Falar besteira, pela simples necessidade de se manifestar sobre algum assunto ou situação, pra mim é imperdoável.Não confundam isso com passividade ou comodismo...É apenas precaução. Defendo a palavra, quando bem articulada, bem pensada, mas a sua banalização deveria ser um crime!

Quem muito fala só convence sobre o seu egocentrismo, nada além.

Bom, ironicamente, acho que já falei demais... rs

"(...)Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos"

Nenhum comentário: